sábado, 21 de julho de 2012

O seu Fluminense, o meu Chuminense...


Era vinte e um de julho de mil novecentos e dois, quando Oscar Cox teve a mais brilhante idéia de todos os tempos. Fundar o Fluminense. Ali começava a surgir o que futuramente seria uma paixão nacional, o futebol.
Antes dessa data, os demais clubes carioca eram apenas Clube de Remo, é devido ao Fluminense que o futebol passou a existir no Rio de Janeiro, e até no Brasil.
Hoje, tenho 19 anos, 2 meses e 7 dias, e tenho poucas certezas. E uma das poucas certezas que tenho é que a melhor coisa que já me aconteceu foi meu pai me apresentar ao Fluminense.
Quando presenciei o primeiro título importante do Flu, tinha apenas 2 aninhos. Não sabia falar direito e já estava sendo jogada para o alto, como se eu fosse o troféu do Campeonato Carioca daquele ano. O ano do gol de barriga!
O tempo foi passando, meu pai foi me ensinando a me apaixonar por esse clube, que carinhosamente chamava de Chuminense - como era pequena, era difícil falar 'Flu'.
'Tem jogo hoje, Paty' - dizia meu pai.
'Chuminense' - eu respondia.
E assim foi, até que eu aprendi a falar corretamente 'Fluminense'. E ali, meu amor só crescia.

Anos depois, presenciei, sem entender muita coisa, a pior parte da história do Flu. A queda para a Série B e depois para a série C. Não sabia ao certo o que estava acontecendo, pois tinha apenas 6 anos. 'Não fica triste, Paty. Eu prometo que o Fluminense vai voltar' sem entender ao certo o que meu pai queria dizer com isso eu apenas concordava.
E não é que ele tinha razão ? O Fluminense voltou,e voltou maior ainda.. voltou gigante!

"Dizem que o clube sujou sua camisa ao “virar a mesa” para subir no Brasileirão. Mas não, não é por ai. Todos já fizeram uso de politicagem para conseguir vantagens no futebol. Um clube de 108 anos e tantas glórias não pode ser marcado por um presidente estúpido que eternizou o ato com uma champagne na tv." - Rica Perrone.

Presenciei o centenário do maior clube do mundo!

Em 2007, meu time voltou a ganhar títulos nacionais... em 2008 fez uma campanha incrível e ali o Fluminense deixou de ser indiferente para torcedores de qualquer outro clube. Em 2009, quando todos pensavam que ele cairia, nossa torcida sempre acreditou. "Enquanto houver 1% de chance, eu terei 100% de esperança'.E naquele dia que eu sai correndo do ENEM debaixo de chuva, aquele dia que cai no morro e me machuquei, aquele dia que eu cheguei em casa suja, e sentei no chão - para minha mãe não brigar comigo por sujar o sofá -, aquele dia que o Marquinho fez o gol de falta e calou o Couto Pereira, aquele dia que eu não cai e fiz uma festa tão bonita ou mais que o campeão daquele ano. E no ano seguinte, voltei a ser campeão brasileiro. Consagrei o mozi. E ao final desse ano, quando eu me tornar tetra campeão brasileiro, a melhor e mais bonita torcida do mundo, voltará a fazer aquela festa que só ela sabe fazer.
Já dizia Nélson Rodrigues 'Grandes são os outros, o Fluminense é ENORME' !

Tenho orgulho do meu time, orgulho da minha paixão!

Orgulho de Assis, Romerito, Castilho, Washington, Edinho, Branco, Rivelino, Renato, Conca.

Obrigada, Oscar Cox, por mudar o Brasil!
Obrigada, Érico Veríssimo, por me apresentar e fazer amar o melhor time do mundo!

Te amo, Fluminense.

E onde você estiver, haja o que houver, sempre estarei aqui!

#Flu110

(pra você...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário